Como criar valor para a sua marca em tempos de crise

Como criar valor para a sua marca em tempos de crise

Marcas com propósito tendem a prosperar, mesmo em tempos de crise.

 

Não há como negar, a crise está batendo a porta de todos os negócios e fazendo com que muitos empresários fiquem apreensivos e em busca de ideias para driblar o mau momento da economia brasileira e mundial.

Engana-se quem acha que cortar verba da comunicação e marketing é o melhor caminho para economizar. Contenções de gastos em alguns momentos é preciso, mas deve haver estratégia e planejamento.

Entre tantas dicas para conseguir manter o seu negócio funcionando (e crescendo) nesse mar de números e indicações negativas, algumas medidas são fundamentais e, entre elas, destacamos o investimento consciente na gestão da sua marca.

Como o branding pode ajudar a minha empresa em tempos de crise?

Infelizmente não existe formula mágica. É preciso compreender que o mercado está mais dinâmico e as formas de consumir se modificaram drasticamente. Em cenário econômico como esse, as marcas precisam ir além. Não basta “apenas” existir para gerar lucro, criar awareness – estudo de percepção do consumidor – e relacionamentos com seu público. É preciso que a sua marca seja relevante na vida dos seus clientes. Para isso, é fundamental criar engajamento e ter uma visão de negócios integral, capaz de incluir benefícios e mudanças para a sociedade de uma maneira global.

Isso é o que chamamos de marcas com propósito, que são aquelas capazes de agregar valor à vida dos clientes, que existem para tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Mudar essa perspectiva e fazer com que seus consumidores reconheçam a sua empresa como uma marca com propósito exige um bom trabalho de branding, capaz de compreender todos os pontos relacionados à sua marca e promover mudanças necessárias. Por isso, é importante que a sua equipe de comunicação e você, gestor, façam alguns questionamentos, como:

  • Quais marcas estão presentes no meu portfólio? Qual a lucratividade e a percepção dos clientes sobre elas?
  • Qual é o meu modelo atual de negócio? Ele é rentável, adaptável a nova economia, além de ser capaz de suportar as variações no mercado e os novos concorrentes que surgem diariamente?
  • O que o meu negócio e a minha marca oferecem de significativo para a sociedade?
  • As estratégias de comunicaçãotêm sido eficientes? Elas são capazes de demonstrar os valores do meu negócio e criarem conexão com as necessidades dos consumidores?

Como dissemos, não existe uma fórmula ideal para que todos os negócios consigam reagir as oscilações geradas pela crise, mas um consenso é: não investir em comunicação e branding é sinônimo de fracasso.

Continuar reproduzindo os velhos modelos publicitários, separando campanhas online de off-line e promovendo marcas vazias e sem posicionamento é colocar o seu negócio em risco permanente.

Algo que crises ensinam a nós, gestores, é que só sobrevivem as marcas capazes de evoluírem e se adaptarem as novas exigências do mercado. Por isso, é extremamente importante ficar atento a todas as alterações de comportamento dos seus clientes, as novas tecnologias e as formas de se comunicar eficaz com o seu público.

Além disso, outras dicas são sempre importantes em qualquer gestão, como:

  • Sempre buscar mais informações e aprender novas técnicas;
  • Ser criativo, sempre em busca de promover aos seus clientes a melhor e mais completa experiência;
  • Definir metas e criar planos plausíveis, se necessário reduzindo as expectativas e trabalhando com orçamentos mais enxutos. Acredite, não é impossível;
  • Medir os resultados e ter certeza de que seus planos e ações estão bem direcionados;
  • Sempre lembrar que construir relacionamentos é um ato infindável, por isso, mantenha contato com seus clientes, mantenha-se sempre visível e demonstre o porquê do seu negócio não ser apenas mais uma marca no mercado. Faça diferente e conquiste o seu espaço.

Quer melhorar o posicionamento da sua marca e enfrentar esse período desfavorável da economia? Venha conversar com nossos consultores e descubra como os profissionais da Tutto podem lhe ajudar!

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