Brand book pode salvar a sua marca

Brand book pode salvar a sua marca

Ferramenta permite transmitir de forma clara e eficiente os valores e a essência da sua marca para todos os stakeholders e profissionais envolvidos.

O brand book, como o próprio nome sugere, está ligado ao branding, ou seja, a gestão da sua marca. Ele é uma ferramenta poderosa que ajuda a orientar todos os envolvidos sobre pontos cruciais como identidade corporativa, valores, posicionamento de mercado e outros itens relacionados a sua marca.

Como funciona, na prática, o brand book?

Na teoria tudo é muito bonito, mas será que no dia a dia das empresas o brand book funciona mesmo? A resposta é sim! Desde que usado de maneira assertiva e objetiva, o brand book pode ajudar a orientar e familiarizar as pessoas com a sua marca.

Pense que os funcionários ligados diretamente com o marketing e os diretores da sua empresa podem até saber exatamente quais são os valores e posicionamento da sua marca, mas e os demais colaboradores envolvidos? Representantes comerciais, responsáveis pela criação de vídeos, peças de PDV e anúncios, agências de comunicação e outros funcionários ou terceirizados – além dos seus stakeholders – podem, muitas vezes, não estarem na mesma sintonia que a sua marca. Por isso, disponibilizar uma ferramenta capaz de orientar todas as suas equipes é extremamente importante e auxilia na padronização da linguagem e na compreensão de todos os envolvidos sobre a essência da sua empresa.

Apresentação1
Brandbook deve trazer código cromático da marca.

 

Brand book é a mesma coisa que Manual de Identidade Visual?

Essa é uma dúvida muito comum da maioria dos empresários – e até de pessoas ligadas ao setor de comunicação-, mas a resposta é: sim!

Ambos estão relacionados a questões técnicas de aplicação do logotipo, realizam o registro da essência da marca em todas as suas instâncias fazendo, com que ela seja melhor compreendida por qualquer profissional ou empresa que venha a se relacionar com ela. Por isso é importante que o seu brand book seja criativo e capaz de instigar o engajamento de quem estiver se relacionando com a sua marca.

No seu brand book você poderá facilitar a vida dos seus stakeholders e de todos os profissionais envolvidos, contando um pouco da origem da sua marca, definições, associações, personalidade e outras questões que ajudem a demonstrar a essência da sua empresa.

Apresentação2
Exemplo de direcionamento de tipografia da marca.

 

Quais as principais vantagens da minha marca ter um brand book?

Já deu para notar que existem inúmeras vantagens de se realizar um brand book, não é mesmo? Veja as principais abaixo:

– Apresenta a sua marca de forma clara e eficiente a todos os stakeholders e profissionais envolvidos;
– Melhora a maneira de compreender os valores e a essência da sua marca;
– Ajuda no desenvolvimento de uma cultura organizacional;
– Institucionaliza o tronco da marca;
– Padroniza campanhas e outros produtos comunicacionais;
– Certifica de que todos os envolvidos compreendem e trabalham de acordo com os valores e a essência da sua marca.

Dependendo do intuito e da ‘alma’ da sua marca, o brand book – apesar do nome-, pode se configurar de muitas outras maneiras além de um livro, por exemplo, em aplicativos, sites animados, entre outros.

Se você já está convencido da importância de ter um brand book, converse com um dos nossos consultores e descubra como a Tutto poderá lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://blogdatutto.tuttocom.com.br/wp-content/uploads/2016/04/shutterstock_327041510-2-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
%d blogueiros gostam disto: