5 práticas de branding que você pode adotar

Quem acompanha as postagens aqui no Blog da Tutto e em nossas redes sociais oficiais sabe que é por meio de uma boa estratégia de branding que a sua marca vai se diferenciar. Esse é o caminho para negócios que querem conquistar o lugar merecido (e tão desejado) na mente de seus consumidores.

Não há receita de bolo. Cada empresa tem a sua personalidade e, por meio de suas ações diárias, trilhará por caminhos que reforçam (ou não) a coerência entre o que ela diz e o que ela faz. Isso é colocar em prática a sua estratégia de Branding.

Selecionamos algumas dicas de como escolher um caminho assertivo para a construção de uma marca:

 

1 – Tenha um propósito só seu dentro do branding

Propósito é aquilo que diferencia seu negócio dos concorrentes. É o que, quando claro e explícito, faz gerar identificação entre a sua marca e seu(s) público(s). Além disso, um propósito objetivo agrega valor ao produto/serviço, minimizando os impactos da competição de preços entre os concorrentes. Ou seja, o público que reconhece e se identifica com seu propósito, julga o preço de seus produtos e serviços em segundo plano.

“Por que devo comprar desta empresa e não do concorrente? Preço, condições, atendimento, produto… tudo é tão igual!”

 

Ter um propósito claro faz a diferença dentro do branding.

Outro ponto que vale a pena reforçar é que uma marca com propósito está mais preparada para surpreender e encantar. Por exemplo, quando a gigante dos cosméticos Natura “inverteu” a ordem do que o seu mercado normalmente fazia. Por meio da campanha “Mulher bonita de verdade” – que apresentava mulheres “reais” e não estereótipos ultrapassados do corpo e da pele ideal, a receptividade do público (particularmente o público-alvo da marca) foi ultra positiva para a marca.

 

2 – Valorize experiências reais com o seu público

Não venda apenas produtos ou serviços. Crie e ofereça experiências reais com o seu público. Dentro do branding, propor experiências realmente impactantes significa dar um passo além do discurso, ou seja, colocar em prática ações que gerem momentos inesquecíveis e valores que dificilmente serão quebrados.

Para uma empresa, pensar em experiências “fora da caixa” é olhar para o futuro e ver como ela pode estar mais presente na vida do consumidor.

Valorizar experiências é uma ótima ideia dentro da estratégia de branding, isso porque através de ativações inovadoras e criativas, seu público passa a enxergar a empresa de uma outra maneira, valorizando ainda mais o propósito.

 

3 – Dialogue com vários públicos

Tenha plena convicção que sua marca não tem apenas um perfil de cliente. O mundo muda muito rapidamente e o seu público também. Os consumidores de hoje são plurais e não se contentam em receber das empresas o mesmo tipo de comunicação, a mesma e cansativa linguagem. Ah, por falar em públicos e perfis de clientes, publicamos recentemente um post sobre Branding Persona e sua importância para a gestão de marca. CONFIRA AQUI!

Voltando ao diálogo com os públicos, o branding propõe isso: não fale só uma língua, seja uma empresa poliglota e amplie sua atuação. Como fazer isso? Abra os braços para inovação, use as novas tecnologias, aproprie-se das redes sociais e comunique-se de forma coerente em diferentes mídias.

É fundamental que essa pluralidade esteja alinhada com o propósito da sua marca e documentalmente estabelecida. Mensagens diferentes, mas alinhadas com o seu tom de voz, criam uma unidade de comunicação que gera valor e causa impactos positivos na mente de consumidor.

 

4 – Tom de voz integrado

Aproveitando a deixa do item anterior, manter o tom de voz da sua marca é uma prática de branding que não pode ser deixada de lado. Lembre-se que fazer uma propaganda, lançar um comercial, spot, post nas redes sociais, anúncio impresso, etc., tudo isso é basicamente sua marca conversando com o público.

 

“Como falar com públicos diferentes com o mesmo tom de voz?”

 

Os meios e públicos podem ser diferentes, mas o tom de voz não! Uma loja que vende materiais para esportistas, por exemplo, pode se comunicar de uma maneira mais despojada em um anúncio de revista especializada e, de outra mais séria, na entrevista de seu executivo em um caderno de Economia & Negócios. Entretanto, o que não muda,  é a intenção da marca com a comunicação. E, se há uma intenção única, a expressão da marca também será!

 

5 – Conteúdo relevante

Já ouviu falar em “O Conteúdo é o Rei?”. Pois é! Na Era da Informação, o conteúdo é o pilar que sustenta a comunicação de uma marca.

Adote como prática sempre entregar um conteúdo exclusivo e de e qualidade. Um conteúdo que faça a diferença na vida de seu cliente/público de interesse. Não caia na tentação de copiar o que os concorrentes fazem. Isso pega muito mal e não gera qualquer valor ao seu negócio e ainda pode ser prejudicial. Pensando em lançar um site para um determinado produto? Ele tem que ser o melhor site já feito para aquele produto! Nas redes sociais, seu conteúdo deve surpreender, encantar e engajar.

Conteúdo exclusivo e de qualidade faz parte de uma boa estratégia de branding e sua marca não pode abrir mão disso. Invista em conteúdos que transmitem seu propósito de maneira clara.

Um dado interessante no mundo da tecnologia: o Google posiciona (ranqueia) melhor os sites que entregam conteúdos relevantes e pune aqueles que copiam conteúdos de concorrentes. Site com conteúdo exclusivo e relevante possivelmente será exibido sempre a frente nas buscas realizadas dentro do Google. É puro conteúdo relevante dando resultado.

 

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