Naming: da concepção à criação do nome

por Cássia Aulísio

O nome é o primeiro contato que o público tem com um negócio.  É através do reconhecimento do nome que uma pessoa começa a interagir com uma empresa. A identificação com o seu propósito também se inicia neste momento. Por isso, sempre defendi que um bom trabalho de Naming faz toda a diferença para o desenvolvimento e posicionamento de uma marca no mercado.

Disciplina do Branding, o Naming auxilia na propagação e afirmação do propósito de uma marca com mais clareza. É durante a criação do Naming que alinhamos elementos que revelam a origem da empresa, seus ideais e os valores.

São vários os detalhes que envolvem a criação do Naming, a começar pelo briefing. Nesta etapa começamos a descobrir os objetivos da empresa e como ela deseja ser percebida pelo público. Todavia, nesta altura, ainda não temos um nome ou sequer uma ideia de nome… Partimos então para uma análise mais estratégica:

Identificar os atributos e pilares da marca

Esta análise esclarece muitas dúvidas e orienta o trabalho de Naming. Identificar atributos, pilares e estruturá-los dentro da plataforma da marca é essencial para evitar caminhos errados e, consequentemente, ser mais assertivo. Aliás, é importante não esquecermos que o Naming está relacionado à plataforma da marca e seu “nascimento” deve estar alinhado à toda estratégia de negócio.

 

Naming: o nome é verdadeiramente bom?

Responda a questão acima assim que começar a definir potenciais nomes. Normalmente, sugerimos alguns nomes baseados em três ou quatro territórios criativos diferentes. Quando o cliente opta por um deles, o processo avança. Após passar por esta fase e também pelas fases de pesquisa, análise de atributos e pilares, construção da plataforma da marca… chega o momento da verdade. Particularmente é uma etapa que eu gosto de encarar sem qualquer tipo de pré-julgamento, já que é decisiva para definição do Naming. Costumo analisar os seguintes aspectos dos nomes pré-escolhidos:

naming

Uma atividade que gosto de fazer e que pode trazer bons insights é apresentar as ideias de nomes para quem não está trabalhando diretamente com o projeto. Assim é possível obter opiniões sinceras e percepções diferentes sobre os nomes e os impactos que causam. Também realizamos pesquisas e workshops, com os públicos de interesse (caso alguma marca exija isso) para compreender no mundo real a reação das pessoas ao nome com amostras maiores e com mais representação estatística. Outra etapa que não podemos abrir mão é a validação do nome escolhido junto aos órgãos de registro e direitos autorais, para garantir a exclusividade e as devidas proteções legais.

 

Bendito Coworking – Processo de Naming

Lidamos com desafios praticamente diários que envolvem a criação de nomes para clientes dos mais variados perfis. Um exemplo disso é o Bendito Coworking, cliente que chegou por aqui sem um nome definido, mas com um briefing bem direcionado sobre onde poderíamos transitar: o Naming deveria relevar o posicionamento cristão da empresa, mas sem passar a ideia de um negócio antiquado /careta.

Deveria transmitir criatividade e alegria.

naming bendito coworking

“Bendito” é uma palavra popular no Brasil e significa “O que é abençoado”, ou seja, é um termo cristão e de fácil compreensão.  É uma palavra associada à felicidade e bondade, valores que são transferidos ao espaço colaborativo.  Remente a um local de trabalho que propaga a prática de fazer o bem empreendendo. Já a palavra “Coworking” foi acrescentada para agregar valor ao espaço. Serve para se diferenciar de outras áreas que se apropriaram deste nome popular.

Outro detalhe que faço questão de compartilhar é que antes mesmo da aprovação do nome junto ao cliente, alguns aspectos técnicos tiveram que ser levantados e confirmados: o nome estava disponível para registro? Seria possível criar domínios de internet com o nome? Existia alguma similaridade ou conflito com outras empresas?

 

E depois do nome, o que vem pela frente?

Naming aprovado pelo cliente, equipe de parabéns, agência em festa… E agora? O passo seguinte é a criação de uma identidade visual para este nome, um logotipo! Mas este é um assunto para outro post aqui no blog. #Aguarde

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